quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aprendendo Matemática na Informática Educacional

BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing Numa parceria da professora de Informática Educacional, Nair Boni, com a mestranda, professora Renata Viviane Raffa Rodrigues, da UNESP de Presidente Prudente SP, foram desenvolvidas atividades através do objeto de estudo "O universo e seus contrários", do site RIVED com os alunos da 6ª série "A". Trata-se de um software dinâmico e motivador para o ensino de números negativos. O trabalho foi produtivo, estamos disponibilizando nesta postagem: fotos, vídeos, depoimentos e slides das atividades.


DEPOIMENTOS DOS ALUNOS da 6ª série “A”

Bruno Ferreira:-
Universo e seus contrários
Eu aprendi a mexer com números negativos e positivos.
Foi muito importante para o meu aprendizado na escola, na hora que a professora Telma foi passar números negativos eu já sabia, ela ficou muito feliz por que já começamos na metade.
É um jeito de aprender com o computador, eu queria que todas as aulas de matemática fossem assim.

Isabela e Juliana:-
No trabalho de matemática com a professora Renata & Nair, conseguimos aprender muitas coisas legais, e outras nem tanto.
Apesar de ter dado um pouco de trabalho, eu achei o programa muito legal e interessante, pois nos deu oportunidade de aprender coisas novas em matemática, bem antes que a professora de sala nos ensinasse, e isso foi bem legal.
Adorei estar fazendo esse trabalho, e gostaria de ter outras oportunidades para fazer mais trabalhos como esse.
Eu aprendi muito sobre números negativos, foi o que mais me marcou, pois eu não havia visto nada além de números naturais ainda, por isso gostei muito de aprender.

Marcos:-Eu aprendi que os números negativos podem ser usados para medir a temperatura, na linha do tempo etc...
O que eu mais gostei foi quando eu estava dentro do laboratório atomístico mexendo nas cargas elétricas positivas e negativas parecia que a gente era o próprio pingüim combatendo o aquecimento global, enfim eu gostei muito desse programa e agradeço pelo programa e pelas professoras Renata e Nair por nos ensinaram sobre números negativos.

Aline e Andressa:-Nós achamos que o programa foi muito bom, pois aprendemos números NEGATIVOS e POSITIVOS.
Aprendemos a voltar no tempo, de um jeito diferente, fazendo contas...
Aprendemos que antes de Cristo já existiam os chineses e os gregos...
Fizemos contas de números negativos, aprendemos sobre a temperatura.

2 comentários:

  1. Parabens Nair pelas fotos e pela montagem do video sobre o Objeto de aprendizagem utilizado.
    Considero entre muitos outros recursos potencializadores da aprendizagem, os objetos de aprendizagem.
    Eles partem de exemplos prática e aguçam a curiosidade de nossas crianças, mediando a aprendizagem e as crianças aprendem brincando.

    ResponderExcluir
  2. A inserção do Objeto de Aprendizagem (OA), objetivou a formação do conceito de números inteiros, ou seja, as diversas relações entre os números negativos, o zero e os números positivos, e suas respectivas representações -,0,+. Para tanto, a cooperação da direção, por literalmente “abrir as portas” da escola para esse trabalho, da professora Nair responsável pela disciplina “Informática Educacional”, por conceder suas aulas e amparar a mediação pedagógica do OA, e dos alunos da 6 série A, por aceitarem o desafio de fazer a “viagem” proposta em “O universo e seus contrários" foi fundamental para os resultados obtidos.
    Obrigada a todos!
    Esse Objeto de Aprendizagem, como outros também produzidos pelo Núcleo de Educação Corporativa da UNESP de Presidente Prudente-SP podem ser encontrados no site: http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

    ResponderExcluir